Vantagens do SQREP

O SQREP tem vantagens para as entidades adjudicantes, para as empresas prestadoras de serviços, para os profissionais, para o setor da construção e a sua força de trabalho e para o País no seu todo.

Vantagens para as entidades adjudicantes: Estas entidades precisam apenas de escolher, na grelha classificativa do sistema, os ramos de atividade e as especialidades que melhor se adaptam à natureza dos trabalhos a realizar. O SQREP permite assegurar que as empresas selecionadas possuem as necessárias competências. Isto traduz-se numa maior qualidade das intervenções, o que significa melhor cumprimento de orçamentos e prazos, e maior eficácia e durabilidade do serviço prestado. Logo, economias para as entidades adjudicantes, públicas ou privadas.

Vantagens para as empresas fornecedoras: Ao possibilitar às entidades adjudicantes o acesso à informação sobre as competências das empresas fornecedoras, o SQREP evita a necessidade de transferir documentação de suporte para as plataformas, permitindo uma grande simplificação e economia de recursos na resposta aos procedimentos de pré-qualificação. O acesso a informação sobre as competências das empresas presentes no mercado facilita, também, a formação de consórcios e outras formas de parceria.

Vantagens para os profissionais do setor: O SQREP permite aos profissionais verem reconhecidas, valorizadas e divulgadas as suas competências, quer nas profissões tradicionais, quer nas novas profissões especializadas, fruto da inovação tecnológica.

Vantagens para o setor da construção: O SQREP favorece as empresas mais organizadas e melhor dotadas para prestarem serviços de qualidade, combatendo a concorrência desleal ou "de vão de escada". O SQREP ajuda a coartar a insuficiência endémica do setor da construção em operários qualificados e confere-lhe capacidade de resposta às maiores exigências técnicas da REP.

Vantagens para a economia e para a sociedade: Uma maior qualificação da força de trabalho e do tecido empresarial do setor da construção constitui um estímulo eficaz para o aumento do seu valor acrescentado, logo, do seu contributo para o crescimento da economia. Uma maior qualificação das empresas e dos profissionais da construção permite tirar o máximo partido dos grandes investimentos em REP, aumenta a estabilidade das empresas e a sua capacidade para prestar serviços além-fronteiras. Finalmente, uma força de trabalho especializada é essencial para assegurar a competitividade do País. Os operários especializados são mais produtivos, e uma maior produtividade é a base do crescimento sustentável.